Dívida do Estado para com o IPSM

A Comissão de Segurança Pública vai ouvir o Diretor-geral do IPSM, Cel PM Paulo de Vasconcelos Júnior, para prestar esclarecimentos sobre nota por ele assinada, publicada em 01/03, na qual trata como “conjecturas” o fato de haver ou não uma dívida do Estado para com o IPSM.

Tal colocação causou estranheza, uma vez que, em resposta a ofício enviado pela Comissão em 21/12/2023, pedindo informações sobre o assunto, ele próprio confirmou que o Governo deixou de cumprir o dever legal de repassar ao IPSM, entre abril de 2020 e dezembro de 2023, os valores da contribuição patronal de 16%, que deve incidir sobre os soldos pagos aos militares. No documento, consta que a autarquia deixou de receber, em razão dessa omissão administrativa, o valor estimado de R$ 6.918.329,48.

A mesma autoridade que oficia à Comissão de Segurança Pública, trazendo valores exatos da dívida naquele período, depois chamar isso de conjectura, é muito grave e precisa ser esclarecido. Para a audiência pública, vamos convocar o Diretor-geral e convidaremos, também, os Comandantes-gerais da PM e do BM e a Seplag, pois são autoridades diretamente envolvidas nesse tema, que é de grande interesse dos militares. São cerca de 230 mil segurados no IPSM, entre militares da ativa, veteranos, pensionistas e dependentes. Temos recebido várias denúncias de demora excessiva nos atendimentos e de corte de convênios com médicos, hospitais, laboratórios, que estão afetando a assistência à saúde e odontológica dos segurados. Não bastasse o governo dever sete anos de recomposição salarial, ainda tem mais essa perda para a categoria.

Em razão dessas denúncias, também aprovamos requerimento para que seja feita uma visita ao Hospital Militar e ao Centro Odontológico, para conhecer o funcionamento, as condições de trabalho dos servidores, carga horária e quantidade de profissionais, e se os serviços prestados estão de acordo com o que a lei determina, uma vez que o deficit de quase R$ 7 bilhões tem impactado decisivamente na qualidade do atendimento, causando grande prejuízo aos segurados.
Veja o vídeo:

INSTAGRAM

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.