Assembleia Legislativa homenageia forças de segurança que atuaram na tragédia da Vale, em Brumadinho

Na noite desta segunda-feira, 1/7/2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Civil de Minas Gerais, a Defesa Civil e os bombeiros civis que atuaram na tragédia do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25/1/2019, foram homenageados durante a reunião especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O deputado Sargento Rodrigues, um dos autores do requerimento, ressaltou a importância de cada homem e cada mulher que compõem as instituições que, desde o dia do rompimento da barragem, não poupam esforços no socorro às vítimas, no apoio às famílias, na localização dos corpos. “O trabalho aguerrido de cada um é que nos leva a acreditar em dias melhores”. Desde o primeiro momento, as dificuldades impostas pela lama, o cansaço e a dedicação desses profissionais comoveram quem os assistia.

Segundo números divulgados pelo Corpo de Bombeiros, esse foi o maior trabalho de busca e salvamento já realizado em Minas Gerais. Cerca de 1.850 bombeiros passaram pela operação até o momento. A ação contou também com 70 máquinas pesadas, 31 aeronaves e 22 equipes de cães de busca.

De acordo com os dados divulgados pela Polícia Militar, até 25 de março, foram utilizados cerca de 6.670 militares, com a colaboração também de oito aeronaves e três drones, para o apoio à tropa empenhada na operação. Atualmente, um posto fixo da corporação, com atendimento 24 horas, está em funcionamento na região, além das viaturas de prevenção ativa que recobrem o perímetro para garantir a segurança da população.

Já a Polícia Civil ficou responsável pela identificação dos corpos e por ajudar nos processos judiciais decorrentes da tragédia, além de fornecer carteiras de identidade para as vítimas que perderam seus pertences, com atendimento no local.

Sargento Rodrigues lembrou também o fundamental trabalho do Instituto de Criminalística, do Ministério Público e da Defensoria Pública. É preciso reconhecer que a união e integração das forças de segurança e dos demais órgãos têm sido responsável pelo sucesso das ações até aqui desenvolvidas e nos serve de exemplo. “Mesmo diante dessa tragédia, encontramos seres humanos capazes de trabalharem, de forma incansável e persistente, em prol do outro. Muito obrigado por salvarem vidas e se dedicarem, integralmente, às suas atividades. A cada um de vocês, rendo a minha continência”, ressaltou o deputado.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.