APÓS EMPENHO DO DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE MINAS ANUNCIA INSTALAÇÃO DA CPI DAS BARRAGENS

O deputado Sargento Rodrigues é o primeiro signatário do pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a tragédia criminosa ocorrida em Brumadinho, em 25/01/2019, em razão do rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, que vitimou centenas de pessoas. O requerimento recebeu a assinatura de 74 deputados e foi protocolado no dia 04 de fevereiro, quando iniciaram os trabalhos legislativos. 

Desde então, Sargento Rodrigues tem cobrado do presidente, deputado Agostinho Patrus, a instalação da comissão. Em reunião da Comissão de Segurança Pública realizada nesta tarde (12/03), na qual foram ouvidos representantes da Polícia Civil responsáveis pelas investigações e identificação das vítimas, o deputado foi enfático, ressaltando que não dava mais para esperar e que a CPI precisava ser instalada urgentemente. “A CPI tem muito a contribuir para dar celeridade às investigações. A Assembleia de Minas precisa dar sua contribuição efetiva neste caso”, afirmou. Logo após o término da audiência pública, o presidente determinou criação da CPI. O anúncio oficial será feito na reunião ordinária do Plenário nesta quarta-feira (13/03), já com a confirmação dos deputados que irão compor a comissão.

Sargento Rodrigues destaca a força que uma CPI exerce. Por ter poderes de autoridade judicial próprios, como quebra de sigilos bancários e telefônicos, ordem de prisão, dentre outros, consegue romper obstáculos políticos que, muitas vezes, o delegado que preside o inquérito encontra dificuldades. A Comissão ainda possibilita a composição de uma Força Tarefa, com representantes das Polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, com destaque para a participação dos peritos do Instituto de Criminalística. O deputado afirma que vão trabalhar para identificar e punir os responsáveis por esta tragédia criminosa e para evitar que fatos como esse se repitam em Minas e no Brasil. “Está será a CPI da Tragédia da Vale e também a CPI das Mineradoras. Não dá mais para permitirmos que o lucro financeiro seja priorizado em detrimento da vida”!

acesse o link

 

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.