Operação da polícia desarticula quadrilha de tráfico de drogas da Grande BH

A Polícia Civil apresentou na manhã desta terça-feira 10 pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha de tráfico de drogas que atua em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Entre os presos está Israel Efraim Gomes, de 31 anos, que seria o chefe da quadrilha.

Segundo a polícia, as investigações começaram no ano passado e culminaram na Operação Dark, realizada em 30 de março. A quadrilha é investigada pelo arranjo, depósito, venda e distribuição de drogas na região dos aglomerados Vila Joana Darc, Maldonado, Olaria, Marieta e Vila da Paz, e também por envolvimento em pelo menos cinco homicídios. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão e trêsde busca e apreensão de menores na divisa de área entre o Barreiro, em Belo Horizonte, e o Bairro Industrial, em Contagem.

Além de Israel Efraim Gomes, apontado pela polícia como líder do bando, foram presos Creuni Maria Silva, de 48, Cleber Antonio de Souza Paulino, de 39, Daniel Rodrigues Viana, de 26, Clayton Wanderson Barbosa, de 27, Saulo Anastácio Lopes, de 32, e Natanael Fraga Bertolino, de 21. Três menores também foram apreendidos.

A polícia recolheu uma pistola 9mm, um carregador para pistola com capacidade para 30 munições e 15 cartuchos 9mm. Um veículo Toyota/Corolla, uma motocicleta Yamaha/XT 600r, sete celulares, dois notebooks, uma bucha de maconha e um vaso com pé de maconha plantado também foram apreendidos.

O delegado Felipe Falles, responsável pelas investigações, enfatizou a alta periculosidade da organização criminosa e destacou a prioridade em executar o trabalho pela letalidade das ações dos alvos identificados e presos no território. “Durante as investigações preliminares, que antecederam a ação policial no território, cinco homicídios consumados foram praticados por integrantes desse grupo criminoso”, mencionou.

Já o chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), Wagner Pinto, ressaltou o trabalho da equipe. “Essa operação foi de extrema relevância porque desmantelou uma grande operação criminosa, culminando, inclusive, com a prisão do líder da quadrilha (Israel)”, frisou.

Estado de Minas

NOTÍCIAS IMPORTANTES